quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

As mais surpreendentes instalações de arte 2013

 

Uma fonte de inspiração. É assim a primeira mensagem do ano do Caleidoscópio.
O novo ano já chegou e 2014 já é uma realidade para todos nós. Estamos cá com os dois pés, com esperança no futuro, o olhar no presente e a lembrança do passado. Por isso mesmo, e porque acabou apenas há dois dias, partilho aqui aquelas que formam consideradas "as 10 instalações de arte mais fascinantes de 2013", de acordo com a TSF. Os artistas surpreendem pela ousadia, criatividade e originalidade. De todos, destaque para um... Português, super colorido e animado!
 
 
 
 Esta instalação chama-se "Infinity Mirrored Room – The Souls of Millions of Light Years Away" (Sala Espelhada Infinita – As Almas de Milhões de Anos-Luz de Distância), foi apresentada em Nova Iorque e é da artista japonesa Yayoi Kusama.

 
No Centro Cultural Barbican, em Londres, os artistas Hannes Kock, Florian Ortkrass e Stuart Wood surpreenderam os visitantes ao desafiá-los a atravessarem uma sala onde chovia torrencialmente sem se molharem. Foi assim a instalação "Rain Room".




 
Com 3.144 bicicletas, empilhadas na Nathan Phillips Square, o artista chinês Ai Weiwei apresentou, em Toronto, a nova versão da sua instalação "Forever Bicycles".


 
Com mais de 2500 metros de rede que totalizaram mais de vinte metros de altura, estendidos sobre o museu Kunstammlung, Tomás Saraceno montou em Dusseldorf, na Alemanha, a gigantesca instalação de nome "In Orbit".  
 

 
Replicas em tamanho real de duas casas em que o escultor coreano, Do Ho Suh, viveu uma dentro de outra. É assim a mais recente instalação do artista e chama-se 'Home Within Home Within Home Within Home Within Home'.


Chama-se "Sirens of the Lambs" (sirenes dos cordeiros) e é a mais recente instalação do misterioso artista britânico conhecido pelo pseudónimo de Banksy. Esta clara alusão aos gritos de socorro dos animais nos matadouros, é uma nova crítica social, feita em Nova Iorque.

 
Austim, no Texas, recebeu a brilhante instalação "Unwoven Light" (Luz Desfiada) da artista Soo Sunny Park. Composta por 37 seções de cerca de arame, dando a impressão de um tecido suspenso, esta estrutura tem como característica flutuar no espaço.





Para marcar o Dia Internacional da Paz, os artistas britânicos Andy Moss e Jamie Wardley imaginaram a instalação "The Fallen".

 
Uma parede que escorregou é a primeira imagem que se tem ao observar a transformação da fachada de uma casa abandonada. De "From the knees of my nose to the belly of my toes", é uma exposição do arquitecto britânico Alex Chinneck, situada em Margate, Grã-Bretanha.


 
Portugal fez furor internacional com os Guarda-chuvas coloridos que cobriram uma rua de Águeda. O projecto foi desenvolvido pela Sextafeira Produções com o intuito de promover o comércio local e a própria região.

Todos projectos seleccionados podem ser vistos aqui.


Fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário