quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O sentido da vida

Gosto de ser surpreendida. Gosto especialmente de pessoas que me consigam surpreender.
Ontem assisti à entreviste do José Alberto Carvalho a Manuel Forjaz, na TVI24, e fiquei completamente surpreendida, positivamente. Pela visão que mostrou ter pela vida, pela forma como a encara, pela pessoa que parece ser.
Tem 50 anos, cancro no pulmão e, surpreendentemente, descreve-se como sendo "um homem anormalmente feliz", quando tem tudo para ser infeliz. Relativiza todo o sofrimento, que por vezes chega a ser destrutivo, e diz nunca se ter revoltado contra a doença. Pelo contrário, "agradece" por ter sido ele o escolhido.
Que generosidade, que grandeza, que força, que calma... É uma pessoa que se conhece a si próprio, que segue os seus ideais, que tem liberdade...a liberdade que faz dele uma pessoa feliz.
Comparado com isto, os meus problemas ficam tão insignificantes... já pensaram nisto?!?
"Faça a vida valer a pena"... É este o verdadeiro sentido da vida!

 
 
 







quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Portugal tem duas das ruas mais bonitas de mundo...

Eu tenho para mim que são muitas mais, mas...segundo a revista de viagens espanhola "Condé Nast Traveler" duas das ruas mais bonitas do mundo são Portugesas. São elas a Rua Augusta, em Lisboa, e o Cais da Ribeira, no Porto. De acordo com os critérios da revista estas fazem parte das "31 ruas a percorrer antes de morrer"... E eu acrescento que ambas são lindas de morrer!

Rua Augusta, Lisboa:

 


 
Cais da Ribeira, Porto:

 
 
 
Fonte: DN

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O desejo apoderou-se de mim...


 
Hoje tive um súbito desejo de viajar… Não sei como começou, não sei porque começou, mas sei que se apoderou completamente de mim! Quero sentir o cheiro da descoberta e da aventura. Quero sentir que novos sítios se abrem ao meu conhecimento. Quero encontrar e descobrir novas pessoas. Quero sentir a ansiedade de IR.
Ainda não programei nada, o tempo ainda não permitiu, e talvez nem programe para já… Gosto da incerteza do destino, de ir à descoberta, de ser surpreendida com os pormenores que vou encontrando, gosto de ceder à vontade de parar ao sabor da minha vontade. Mas também gosto de certeza de ter um plano e ir aos sítios que quero mesmo ir.
Gosto de andar com a mão fora, a agarrar o vento, quando o tempo está quente, e gosto de andar com os olhos colados ao vidro, quando apenas isso me separa do frio.
Gosto de contar quilómetros em paisagens de perder a vista e gosto de cortar o vento na ansiedade de chegar a um destino.
Gosto da azáfama de descobrir tudo com um grupo e gosto, muito, do aconchego de partilhar tudo apenas com aquela pessoa.
Gosto de viajar… e hoje, mais que os restantes dias, tenho vontade de IR.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Famosos venstem personagens da Disney

Quando os famosos se transformam em personagens dos filmes da Disney, e a eles se junta a conhecida fotografa Annie Leibovitz, o resultado é este:
 
 
David Beckham é o príncipe Filipe em 'A Bela Adormecida'.


Beyoncé é Alice, no "País das Maravilhas".
 
Julie Andrews é a Fada Azul, do filme 'Pinóquio".
Abigail Breslin é Fira, uma fada do universo Disney.         

 Zac Efron é o príncipe Filipe, e Vanessa Hudgens é a princesa Aurora.
 
Gisele Bündchen é Wendy e Mikhail Baryshnikov é  Peter Pan.
 

Scarlett Johansson é a Cinderela.


Jennifer Lopez, como Jasmine, e Marc Anthony, como Aladdin.
 
Jessica Biel transformou-se em Pocahontas.
 
Jeff Bridges é o monstro transformado em príncipe e Penélope Cruz a bela.
 
 Taylor Swift transformou-se em Rapunzel.
 
Jessica Chastain é Mérida do filme 'Brave - Indomável'. 
 




As imagens são usadas nas diversas publicidades feitas pela Walt Disney Parks e pelos seus cruzeiros.Jessica Chastain, na última foto, é a mais recente aquisição da Disney para estes fins. A actriz junta-se assim a nomes como David Beckam, Beyonce, Taylor Swift, Jeff Bridges, Penélope Cruz, Zac Efron, Vanessa Hudgens, Jennifer Lopez, Marc Anthony,Gisele Bündchen e Scarlett Johansson para fazer parte do fantástico mundo da Disney e dar corpo às várias personagens das histórias encantadas.

Annie Leibovitz é a fotografa responsável por captar estes retractos. O resultado é, no minimo, encantador e uma forma diferente de apreciar as personagens Disney.

Eu que adoro fotografia, confesso que adorei estes retractos...
 
Imagens: Annie Leibovitz
 

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Parabéns Ronaldo

Porque hoje foste grande. E o mundo consagrou-te como tal. Mas mesmo que não o tivessem feito, já tinhas o meu voto. E não é de agora... Porque gosto de pessoas grandes de espírito, porque gosto de pessoas que lutam por aquilo que querem e acreditam. Porque gosto de pessoas que têm valores e valorizam os que amam. Porque gosto de pessoas que sabem responder na altura certa  e com inteligência, em todas as situações . Porque gosto de pessoas que conseguem ser superiores às  críticas  que não são construtivas...é tão fácil criticar.  Porque gosto de pessoas que não precisam de criticar os outros para se fazerem grandes. Porque poucos conseguem originais e ser bons no que fazem, e ser bom irrita muita gente. Porque te emocionas-te e conseguiste emocionar-me, e isso só pode ser verdadeiro. Porque és português e o nosso povo precisa de pessoas assim. Porque nos enches de orgulho e eu tenho o maior orgulho que sejas português e o melhor do mundo! Parabéns...

E que daqui a um ano tenhas, e nos dês, a mesma alegria! 



segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Ano novo, novo trabalho...


Apreensiva... É este o meu estado. Bastante apreensiva.
Já sabia há algum tempo que o dia de hoje ia marcar o meu ano e a minha vida, mas não pensei muito nisso! Os dias foram passando sem grandes euforias ou expectativas, sem grande vontade ou desinteresse. Talvez esquecido pela azáfama própria desta época festiva ou pelo ritmo frenético dos últimos e primeiros dias do ano, a verdade é que acordei hoje para uma nova realidade. Um novo trabalho! A primeira vez que trabalho sem ser directamente na minha área de formação. E isso assusta-me. Assusta-me tanto como o facto de estar num mundo que sempre esteve ao meu alcance mas ao qual nunca pensei pertencer! Mas a vida é assim e, por vezes, a nossa rota passa por caminhos que nunca sonhámos, mas que podem ser igualmente enriquecedores. E é só isso que eu peço, que seja um ano que me venha acrescentar algum valor profissional e também pessoal. Apesar de permanecer com alma de jornalista, aceito este desafio de corpo inteiro e coração aberto. Espero estar à altura! Nos dias que correm, sinto-me mesmo privilegiada.   Mas continuo apreensiva! 

domingo, 5 de janeiro de 2014

Eusébio


Quando eu nasci ele já era uma estrela. Não tive o gosto de assistir a um jogo dele e nunca o vi jogar mais que alguns minutos, nas imagens que fui vendo nas notícias ao longo dos anos.
Quando eu nasci ele já era admirado, venerado e idolatrado. Adquiri este dado como uma certeza enquanto criança, mesmo sem o questionar. Depois fui criando a minha própria opinião das coisas e percebi que muitas delas podiam não ser bem como que contavam, mas esta era uma realidade indiscutível.
Mais que jogar futebol, ele ensinou-nos a gostar de futebol. Deu visibilidade mundial ao Benfica e a Portugal. Ensinou-nos a ter orgulho do nosso futebol, do nosso clube e do nosso país. Mostrou-nos que, também nós, podíamos chegar onde só chegam os vencedores e ser os melhores do mundo. Ensinou-nos a acreditar e nunca desistir. Ensinou-nos a ser grandes e, apesar disso, continuarmos humildes. Ensinou-nos a ser amigos. Ensinou-nos a gostar, a admirar, a unir pessoas, independente da raça, das crenças, do país, da idade e da opção clubística…
E é por tudo isto que aprendi a admira-lo e tenho muita pena de nunca me ter cruzado com ele, porque aí tenho a certeza que teria aprendido muito mais ainda. Mas, mesmo à distância, agradeço que alguns anos da minha vida tenham coincidido com alguns anos da vida dele. Porque há imagens que nunca se esquecem, porque há lembranças que nunca se apagam, porque há pessoas que se tornam imortais e o Eusébio é uma delas.



Eusébio da Silva Ferreira
(1942-2014)

sábado, 4 de janeiro de 2014

Desafio para 2014...


Sempre gostei de desafios. Então quando são desafios que acrescentam algo de bom à minha pessoa, aceito de olhos fechados. Aceitei este na primeira vez que o li, algures na internet. Aceitei no preciso momento em que me enchi de ânimo, de entusiasmo, em que tudo pareceu fazer sentido! A ideia é todos os dias colocar num pote/ caixa/ saco um papel com o registo da melhor coisa que me aconteceu durante esse dia. Pode ser um grande feito, ou algo muito simples. O importante é que me tenha feito feliz! Já escrevi, e guardei ,até à data 4 bons momentos... Ainda me faltam, portanto, 361 momentos felizes que eu aguardo com expectativa. E no final do ano, na altura em que todos nós entramos em balanços pessoais, vou abrir o meu pote e ler cada um dos meus papéis. Provavelmente vou sorrir com algumas recordações, vou surpreender-me,  vou valorizar aquele ,pequeno ou grande, acontecimento que me deixou feliz num dos dias de 2014 e agradecer ainda mais às pessoas presentes neles.  E, com toda a certeza, vou consolidar através dos registos aquilo que hoje já sei... por mais simples que seja a minha vida hà muitas coisas que a tornam especial. O que me deixa, para além dos 365 bons momentos, mais um motivo para ser feliz! 


A ver vamos... Mais conclusões só mesmo no final do desafio, o próximo dia 31 de Dezembro. Até lá...


quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

As mais surpreendentes instalações de arte 2013

 

Uma fonte de inspiração. É assim a primeira mensagem do ano do Caleidoscópio.
O novo ano já chegou e 2014 já é uma realidade para todos nós. Estamos cá com os dois pés, com esperança no futuro, o olhar no presente e a lembrança do passado. Por isso mesmo, e porque acabou apenas há dois dias, partilho aqui aquelas que formam consideradas "as 10 instalações de arte mais fascinantes de 2013", de acordo com a TSF. Os artistas surpreendem pela ousadia, criatividade e originalidade. De todos, destaque para um... Português, super colorido e animado!
 
 
 
 Esta instalação chama-se "Infinity Mirrored Room – The Souls of Millions of Light Years Away" (Sala Espelhada Infinita – As Almas de Milhões de Anos-Luz de Distância), foi apresentada em Nova Iorque e é da artista japonesa Yayoi Kusama.

 
No Centro Cultural Barbican, em Londres, os artistas Hannes Kock, Florian Ortkrass e Stuart Wood surpreenderam os visitantes ao desafiá-los a atravessarem uma sala onde chovia torrencialmente sem se molharem. Foi assim a instalação "Rain Room".




 
Com 3.144 bicicletas, empilhadas na Nathan Phillips Square, o artista chinês Ai Weiwei apresentou, em Toronto, a nova versão da sua instalação "Forever Bicycles".


 
Com mais de 2500 metros de rede que totalizaram mais de vinte metros de altura, estendidos sobre o museu Kunstammlung, Tomás Saraceno montou em Dusseldorf, na Alemanha, a gigantesca instalação de nome "In Orbit".  
 

 
Replicas em tamanho real de duas casas em que o escultor coreano, Do Ho Suh, viveu uma dentro de outra. É assim a mais recente instalação do artista e chama-se 'Home Within Home Within Home Within Home Within Home'.


Chama-se "Sirens of the Lambs" (sirenes dos cordeiros) e é a mais recente instalação do misterioso artista britânico conhecido pelo pseudónimo de Banksy. Esta clara alusão aos gritos de socorro dos animais nos matadouros, é uma nova crítica social, feita em Nova Iorque.

 
Austim, no Texas, recebeu a brilhante instalação "Unwoven Light" (Luz Desfiada) da artista Soo Sunny Park. Composta por 37 seções de cerca de arame, dando a impressão de um tecido suspenso, esta estrutura tem como característica flutuar no espaço.





Para marcar o Dia Internacional da Paz, os artistas britânicos Andy Moss e Jamie Wardley imaginaram a instalação "The Fallen".

 
Uma parede que escorregou é a primeira imagem que se tem ao observar a transformação da fachada de uma casa abandonada. De "From the knees of my nose to the belly of my toes", é uma exposição do arquitecto britânico Alex Chinneck, situada em Margate, Grã-Bretanha.


 
Portugal fez furor internacional com os Guarda-chuvas coloridos que cobriram uma rua de Águeda. O projecto foi desenvolvido pela Sextafeira Produções com o intuito de promover o comércio local e a própria região.

Todos projectos seleccionados podem ser vistos aqui.


Fonte: TSF